ANTECIPANDO A DESCOBERTA DA CIDADANIA
No mundo globalizado, pobre da nação que se eximir de investir pesado na Educação de suas crianças e de seus jovens. Como temos visto, somente as nações que têm colocado a Educação na ponta de todas as suas prioridades têm conquistado o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Não basta apenas a canalização de vultosos recursos para a educação formal: das letras, das artes e das ciências. É preciso ir mais longe, ultrapassar barreiras e proporcionar experiências únicas, capazes de transformar a vida das pessoas, todos os dias.
Nesse caminho, trilha o premiado projeto OAB Vai à Escola, da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Representa uma quebra de paradigma não apenas na forma e no conteúdo, mas também maneira de transmitir conhecimentos para as novas gerações. Nasceu de uma entidade com expressiva visibilidade na sociedade brasileira, que no decorrer dos muitos anos de existência, consolida-se na posição de vanguarda das transformações que ilustram nossa História.
O projeto OAB Vai à Escola fala de deveres e direitos. Tem como premissa orientar jovens para a vivência dentro dos parâmetros da democracia. São aulas de cidadania, que buscam repassar aos estudantes da rede pública os valores de uma vida melhor, distante das drogas e da violência, sempre com o enfoque e as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA. Aborda a maternidade precoce e suas conseqüências; leis trabalhistas, defesa do consumidor; os principais artigos da Constituição Federal, entre outros temas, nem sempre freqüentes nas discussões em sala de aula .
O projeto vem se modernizando desde a sua criação, acompanhando a evolução do conceito de cidadania. Se antes bastava o pleno exercício dos direitos políticos e civis, o qual fora subtraído da sociedade por longos anos, hoje o jovem está em busca de um sistema de educação de qualidade; oportunidade no mercado trabalho; acesso ao serviço de saúde e disponibilidade de transporte de qualidade, além de políticas socioambientais centradas na valorização da sociedade. Há também - entre os estudantes - maior demanda por esportes, lazer e cultura.
Busca-se hoje maior participação nas tomadas de decisão sobre os rumos da Nação. Isso, entanto, só ocorre com a solidificação do conceito e das práticas de cidadania, a mola mestra do projeto da OAB-SP, pensado para agregar valor ao conteúdo dos currículos escolares. Assim, acreditamos estar ajudando a formar cidadãos conscientes do compromisso com a Pátria e com a sociedade.
Na contramão também estamos colhendo frutos. Essa experiência tem sido marcante para os advogados que participam do projeto - de forma voluntária - pois o contato com os jovens estudantes tem contribuído para aprimorar o aspecto humanista da profissão.
LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
PRESIDENTE DA OAB-SP
No mundo globalizado, pobre da nação que se eximir de investir pesado na Educação de suas crianças e de seus jovens. Como temos visto, somente as nações que têm colocado a Educação na ponta de todas as suas prioridades têm conquistado o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Não basta apenas a canalização de vultosos recursos para a educação formal: das letras, das artes e das ciências. É preciso ir mais longe, ultrapassar barreiras e proporcionar experiências únicas, capazes de transformar a vida das pessoas, todos os dias.
Nesse caminho, trilha o premiado projeto OAB Vai à Escola, da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Representa uma quebra de paradigma não apenas na forma e no conteúdo, mas também maneira de transmitir conhecimentos para as novas gerações. Nasceu de uma entidade com expressiva visibilidade na sociedade brasileira, que no decorrer dos muitos anos de existência, consolida-se na posição de vanguarda das transformações que ilustram nossa História.
O projeto OAB Vai à Escola fala de deveres e direitos. Tem como premissa orientar jovens para a vivência dentro dos parâmetros da democracia. São aulas de cidadania, que buscam repassar aos estudantes da rede pública os valores de uma vida melhor, distante das drogas e da violência, sempre com o enfoque e as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA. Aborda a maternidade precoce e suas conseqüências; leis trabalhistas, defesa do consumidor; os principais artigos da Constituição Federal, entre outros temas, nem sempre freqüentes nas discussões em sala de aula .
O projeto vem se modernizando desde a sua criação, acompanhando a evolução do conceito de cidadania. Se antes bastava o pleno exercício dos direitos políticos e civis, o qual fora subtraído da sociedade por longos anos, hoje o jovem está em busca de um sistema de educação de qualidade; oportunidade no mercado trabalho; acesso ao serviço de saúde e disponibilidade de transporte de qualidade, além de políticas socioambientais centradas na valorização da sociedade. Há também - entre os estudantes - maior demanda por esportes, lazer e cultura.
Busca-se hoje maior participação nas tomadas de decisão sobre os rumos da Nação. Isso, entanto, só ocorre com a solidificação do conceito e das práticas de cidadania, a mola mestra do projeto da OAB-SP, pensado para agregar valor ao conteúdo dos currículos escolares. Assim, acreditamos estar ajudando a formar cidadãos conscientes do compromisso com a Pátria e com a sociedade.
Na contramão também estamos colhendo frutos. Essa experiência tem sido marcante para os advogados que participam do projeto - de forma voluntária - pois o contato com os jovens estudantes tem contribuído para aprimorar o aspecto humanista da profissão.
LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
PRESIDENTE DA OAB-SP
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