quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A importância do "Projeto OAB VAI À ESCOLA" para Itapecerica da Serra e região.



O "OAB VAI À ESCOLA" é uma importante ferramenta de inclusão social e incentivo a Cidadania.

O Projeto está presente em vários estados da Federação há mais de cinco anos.

Em novembro de 2007, com o apoio da comunidade acadêmica e da OAB/SP, foi implementado nas Cidades que compõe a base da 86ª Subsecção em Itapecerica da Serra, tendo alcançado em dois anos, mais de 2000 alunos.

O Dr. Nelson Alexandre da Silva Filho, Presidente da Comissão de Cidadania e Ação Social e Conselheiro da OAB/SP, idealizador do Projeto no Estado de São Paulo, atendendo ao pedido da Coordenação do PROJETO na 86ª Subsecção da OAB/SP, prestigiou a Cidade de Itapecerica da Serra com uma bela palestra em 29 de abril de 2008, na EE. João Batista. (http://br.youtube.com/watch?v=9b4viUjPXF4)

A Coordenação do Projeto na 86ª Subsecção da OAB/SP está a cargo do Jovem Advogado, Dr. Michel da Silva Alves, morador de Itapecerica da Serra há 24 anos e ex-aluno da EE.Jd. Jacira e EE. Sônia Maria, formado em Direito pela Universidade Paulista e Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Superior da Advocacia.

E-MAIL do PROJETO
oabvaiaescola@gmail.com

Considerações do Dr. Nelson Alexandre.



Os problemas brasileiros são, fundamentalmente, de origem estrutural. Essa é uma verdade, e, como tal, indiscutível porque a verdade tem sempre peso específico.

Irrecusável, também, a tese de que a educação popular está na raiz de nossos males, a começar pela injusta e indigna distribuição da riqueza nacional.

O presente projeto "A OAB Vai à Escola" foi inspirado na certeza de que o exercício consciente da cidadania, pelos brasileiros, será o antídoto eficaz e de caráter permanente contra a cruel relação existente entre a elite dominante e o povo em geral.

Como se observa, o referido projeto traduz um esforço da Secicional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, no sentido de levar ao jovem cidadão o conhecimento básico de seus direitos e de seus deveres, na esperança de serem sedimentares as condições fundamentais a uma convivência social mais harmônica e mais solidária.

Não basta ter "uma gente brasileira", é preciso ter "um povo brasileiro"!
Ao final, não pode passar despercebido o empenho desinteressado das equipes que participaram ativamente da elaboração do projeto.

É de ressaltar, também, o apoio incondicional oferecido pelas autoridades educacionais do Estado de São Paulo e do Município de Osasco.

Merece, ainda, destaque especial a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paulista –, na pessoa de seu Presidente, Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso, ao qual foi possível viabilizar a parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo.

NELSON ALEXANDRE DA SILVA FILHO
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL
CONSELHEIRO DA OAB-SP

ANTECIPANDO A DESCOBERTA DA CIDADANIA

ANTECIPANDO A DESCOBERTA DA CIDADANIA

No mundo globalizado, pobre da nação que se eximir de investir pesado na Educação de suas crianças e de seus jovens. Como temos visto, somente as nações que têm colocado a Educação na ponta de todas as suas prioridades têm conquistado o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Não basta apenas a canalização de vultosos recursos para a educação formal: das letras, das artes e das ciências. É preciso ir mais longe, ultrapassar barreiras e proporcionar experiências únicas, capazes de transformar a vida das pessoas, todos os dias.

Nesse caminho, trilha o premiado projeto OAB Vai à Escola, da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Representa uma quebra de paradigma não apenas na forma e no conteúdo, mas também maneira de transmitir conhecimentos para as novas gerações. Nasceu de uma entidade com expressiva visibilidade na sociedade brasileira, que no decorrer dos muitos anos de existência, consolida-se na posição de vanguarda das transformações que ilustram nossa História.

O projeto OAB Vai à Escola fala de deveres e direitos. Tem como premissa orientar jovens para a vivência dentro dos parâmetros da democracia. São aulas de cidadania, que buscam repassar aos estudantes da rede pública os valores de uma vida melhor, distante das drogas e da violência, sempre com o enfoque e as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA. Aborda a maternidade precoce e suas conseqüências; leis trabalhistas, defesa do consumidor; os principais artigos da Constituição Federal, entre outros temas, nem sempre freqüentes nas discussões em sala de aula .

O projeto vem se modernizando desde a sua criação, acompanhando a evolução do conceito de cidadania. Se antes bastava o pleno exercício dos direitos políticos e civis, o qual fora subtraído da sociedade por longos anos, hoje o jovem está em busca de um sistema de educação de qualidade; oportunidade no mercado trabalho; acesso ao serviço de saúde e disponibilidade de transporte de qualidade, além de políticas socioambientais centradas na valorização da sociedade. Há também - entre os estudantes - maior demanda por esportes, lazer e cultura.

Busca-se hoje maior participação nas tomadas de decisão sobre os rumos da Nação. Isso, entanto, só ocorre com a solidificação do conceito e das práticas de cidadania, a mola mestra do projeto da OAB-SP, pensado para agregar valor ao conteúdo dos currículos escolares. Assim, acreditamos estar ajudando a formar cidadãos conscientes do compromisso com a Pátria e com a sociedade.

Na contramão também estamos colhendo frutos. Essa experiência tem sido marcante para os advogados que participam do projeto - de forma voluntária - pois o contato com os jovens estudantes tem contribuído para aprimorar o aspecto humanista da profissão.

LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
PRESIDENTE DA OAB-SP